Ãrea restrita
 
 
Apoiam a Cia. Alma Livre que agradece!

Pellense

Sol Sports

 

Arte-Educação

 

O TEATRO EDUCAÇÃO

Através da expressão dramática, o que se pretende é que, através do melhor conhecimento de si mesmo, seja ampliado também o conhecimento do outro e da realidade à sua volta, não se trata de visar à criação de produtos teatrais acabados ou pré-determinados, mas de propiciar o enriquecimento dos meios de expressão do indivíduo e do grupo.

            “O Teatro-Educação insere-se numa perspectiva mais ampla de Arte-Educação que objetiva utilizar o processo de expressão artística como uma possibilidade a mais de desenvolvimento do ser humano.” (Malu Puppo, p. 1)

Fazem parte do programa de Teatro:

* Desenvolvimento verbal – Conversar, contar, ler e escrever histórias. Por exemplo, ler e escrever o que as crianças quiserem escrever.

* Desenvolvimento não-verbal - organização espacial da sala de aula; desenho; jogo simbólico(bonecos manipulados com as mãos); música (ouvir e cantar); cirandas, movimento(motricidade fina e ampla) entre outras que vão desenvolver a expressão do aluno.

Porém dentro deste trabalho planejado, há uma atenção especial ao inesperado, à surpresa pelo que trazem para a sala as próprias crianças; seus anseios, medos e necessidades, servindo como referência para o planejamento das aulas.

* A produção teatral do momento cultural da Escola Carrossel é fruto de um trabalho com base na corrente essencialista - trabalha com a essência da arte. O teatro existe independente de qualquer aspecto educativo, embora eduque. A grande seguidora desta corrente é uma americana, Viola Spolin (Improvisação para o teatro, Perspectiva, São Paulo, 1979), que com seu método divide em segmentos (onde? quem? o quê?) as técnicas teatrais complexas. Viola desde o início do trabalho divide o grupo em dois - os que fazem (atores) e os que observam (platéia). Com esta divisão ela estabelece a relação palco/platéia, ou seja, a essência da arte teatral.

            Se por um lado faz-se necessária a prática do ensino da arte teatral valorizando seu aspecto social, também não se pode abandonar seu caráter estético, pois tal não seria que deixasse de ser visto como arte para cumprir apenas o papel de socializador.
 

 
Cia Alma Livre - Música - Teatro - Animaçăo Runtime Sistemas